Nos ambientes publicitários e do marketing é comum ouvirmos frases e palavras em outro idioma. Essas expressões geralmente servem para resumir uma situação ou uma ideia mais complexa que automaticamente tornam as conversas no ambiente de trabalho mais simples e sucintas.
No entanto, é também natural do ser humano entender funções de linguagem usadas no cotidiano sem necessariamente compreender exatamente o que elas significam – algo comum para quem trabalha no ramo. Mas, e para quem precisa contratar um serviço, está começando em um novo emprego na área da publicidade ou simplesmente utiliza essas palavras mesmo sem entendê-las, podendo cometer equívocos. Como vai saber exatamente o que ouviu ou até mesmo o que falou?
Por isso, criamos uma lista com as 27 expressões do meio publicitário e do marketing mais utilizadas. Veja:
Brainstorming
Geralmente feito em grupo, é uma técnica que consiste em gerar ideias publicitárias de forma espontânea a respeito do tema sob qual terão de criar.
Brand
Nome registrado de uma marca, produto ou serviço.
Branding
Gestão ou construção de uma marca, de um produto ou de um serviço. Pensando e articulando cada detalhe do que será feito como posicionamentos, arte, comunicação, modelo de atuação e etc.
Briefing
Todas as informações necessárias para o desenvolvimento de um trabalho publicitário para um cliente. Dentro de um briefing é importante conter recursos e objetivos para a realização deste trabalho.
Budget
Basicamente significa orçamento. No ‘Bugdet’ deve constar todos os investimentos e despesas que serão necessários para a realização de uma campanha publicitária, incluindo tempo de duração, produção e mídia.
Case
Em português significa “caso”, que no contexto publicitário é usado para exemplificar uma situação, um trabalho, uma breve história sobre alguma campanha e etc.
CEO
A sigla significa “Chief Executive Officer” que significa diretor executivo. É o maior cargo de uma empresa ou o segundo maior, depois do presidente. Um CEO tem de tomar decisões, saber gerir funcionários, entre outras diversas funções relacionadas à importância do cargo. Em muitos casos, esse diretor executivo conversa também com público e a imprensa a respeito da instituição.
Checking
É o ato de checar a qualidade, a repercussão e a dimensão do trabalho publicitário de uma determinada empresa, produto, marca ou serviço, através de fiscalização e monitoramento.
Clipping
Colhimento e análise de informações veiculadas na mídia a respeito de um produto, marca, empresa ou serviço.
Deadline
Prazo final para a realização de um trabalho publicitário.
Feedback
Todo tipo de retorno relacionado ao produto, serviço ou peça publicitária que já está pronta ou que está sendo feita para que possa ser aprovada, melhorada ou até mesmo descartada.
Follow up
É um termo ambíguo. Serve tanto para retomar um debate em prol de encontrar uma solução, quanto para corrigir tarefas após revisões ou auditorias e acompanhar um cliente.
Frame
Cada uma das imagens fixas de um produto audiovisual. Um vídeo é composto por uma sequência de imagens e cada uma delas é chamada de frame.
Job
Expressão usada para cada trabalho específico de um cliente.
Layout
Esboço de um projeto gráfico voltado para um produto que envolva textos, arte e imagem que interagem entre si como, por exemplo, a página de uma revista, jornal, site ou blog.
Lead
Quando uma pessoa está interessada em um produto ou serviço e se cadastra em um banco de dados da empresa ofertante, colocando todas suas informações e automaticamente se tornando um potencial cliente. Este processo se chama “lead”.
Market share
Uma porcentagem referente a fatia da participação de uma empresa no mercado em que ela atua. Exemplo prático: 10 mil lápis foram vendidos em um ano, 5 mil são da mesma companhia, 50% é o “market share” dessa organização.
Merchandising
Quando uma empresa, produto ou serviço é divulgado sem as características de um anúncio publicitário, por exemplo, quando um personagem de uma novela televisiva usa um produto e exibe a marca mas não a menciona.
Networking
Essa palavra é utilizada no meio empresarial ou publicitário para falar sobre uma rede de contatos mais comercial ou mais especifica, dentro de uma área. Quando alguém conhece bastante gente ou pessoas influentes no setor em que ela atua, ela possui um “bom networking”.
Prospect
É um potencial cliente. Uma pessoa ou uma empresa que interage com um produto ou serviço, se identifica com ele e possivelmente contrata ou consome os produtos ofertados por essa marca.
Stakeholders
Pessoas ou empresas que participam ativamente de um negócio, sendo ou não filiadas a ele, como fornecedores, funcionários, ONGs, clientes, entre outras qualificações.
Storyboard
É uma espécie de roteiro que contém tudo sobre um produto audiovisual, de forma cronológica, rápida e objetiva mostrando, através de uma decupagem, o conteúdo mais importante.
Storytelling
A expressão em inglês significa “contar uma história”, mas, no contexto publicitário essa palavra ganha mais elementos. É o ato de escrever ou contar uma história criando uma narrativa interessante de forma que envolva o público.
Target
É o público-alvo que a empresa ou o mercado deseja atingir.
Teaser
Um recurso para estimular a curiosidade do consumidor a respeito de um produto que ainda será lançado.
Top of mind
Em português significa “topo da mente”, no âmbito publicitário é uma expressão usada para classificar as marcas que são as primeiras que os consumidores pensam para determinados produtos ou serviços, por exemplo, quando se pensa em “fast food” no mercado de consumo alimentício automaticamente lembramos do McDonald’s.
Trade Marketing
Em inglês, trade significa “troca” e é por esse caminho que podemos entender de maneira sucinta o que é. É uma área especifica do marketing voltada para relação empresa com a própria empresa, em busca de aumentar a procura de setores atacadistas, varejistas e distribuidores. É uma estratégia que visa impedir que as vendas sejam centralizadas em poucos consumidores.