Sabia que sua marca precisa evoluir? Crescimento e evolução também se aplicam ao mundo dos negócios. Muitas vezes, as empresas precisam se relançar perante a concorrência, os parceiros e os clientes em um processo chamado reposicionamento de marca, uma das etapas do branding.
Você sabe que o mercado é competitivo. Os clientes estão em constante transformação de pensamento, comunicação, hábitos e velocidade de consumo… e as empresas precisam acompanhá-lo se não quiserem ser passadas para trás pelos concorrentes, que buscam esses mesmos clientes.
O reposicionamento de marca é um processo longo e trabalhoso, mas absolutamente necessário. Para ajudar você a entender melhor, listamos abaixo 7 estratégias para um reposicionamento de marcar mais assertivo. Tome nota:
Reforce seu MVV
Já falamos aqui da importância da Missão, Visão e Valores. Ao contrário do que muitos pensam, esse trio pode (e às vezes deve) ser alterado, seja para apresentar novos objetivos ou reforçar os pilares. Alcançou a visão que estabeleceu antes? Ótimo! Crie uma nova. Mudou o pensamento da marca? Reapresente os valores. Mas, lembre-se que o MVV é a política da sua empresa, por isso devem estar de acordo com o momento em que ela se encontra e, principalmente, deve ser aplicado.
Seus diferenciais
É bem difícil que seu negócio seja inédito. Então, para se sobressair à concorrência, aponte as principais características e diferenciais dos produtos e serviços que você oferece. Analise muito bem o mercado: o que você oferece melhor do que o concorrente? Divulgue esse diferencial! Mas certifique-se de que seja REALMENTE um diferencial importante.
Encontre seu espaço
O mercado muda diariamente. Quem não muda, fica para trás. No reposicionamento, você pode consolidar seu espaço no mercado. Talvez acertar outro nicho de cliente, prever uma tendência que está surgindo, algo do tipo. O segredo é fazer a diferença, oferecer algo que seja inédito ou superior ao que já é ofertado. Saia da zona de conforto.
Conheça seu público
Trace o perfil do seu público. Ele mudou? Ele ainda compra o mesmo tipo de produto/serviço? Entenda o comportamento para que novas estratégias de marketing sejam certeiras. Já reparou que muitas marcas oferecem produtos que mesmo sendo caros, vendem como água? Isso é fruto do estudo de perfil, comportamento e vontades de clientes.
Planejamento conjunto
A decisão final é sua, mas a ajuda criativa pode vir dos seus colaboradores. Marque uma reunião, explique a situação, o que é reposicionamento e pesque ideias. Esse processo é chamado brainstorming (tempestade da mente). Anote tudo, TUDO MESMO, e depois selecione o que é viável ou o que não é.
Atualize-se digitalmente
As redes sociais se tornaram reduto de troca de informações dos clientes quando se trata de marcas e produtos. Monitorá-los, conversar na linguagem deles e mostrar-se ativo em diferentes mídias é fundamental para a imagem da marca. Use a tecnologia em seu favor, mas tenha consciência de que, ali, a exposição será muito maior: um erro por menor que seja pode jogar tudo por água abaixo. Cautela e bom senso se fazem necessários.
Promova experiências
Não venda o produto: promova uma experiência única! Seu cliente será mais do que um consumidor, será um verdadeiro fã. Uma marca que faz isso com excelência é a Coca-Cola, que aborda o ato de beber o refrigerante como algo único, excepcional, inclusive através do slogan “Viva o lado Coca-Cola da vida”. Não venda um carro, mas a liberdade. Não venda um serviço de telefonia, mas a aproximação entre pessoas.
O reposicionamento da marca não ocorre apenas uma vez. Ele pode acontecer sempre que a necessidade se faz presente. Por exemplo, a Baked Potato apresentou, em outubro de 2018, sua nova posição de sua marca, mesmo estando mais de 30 anos consolidada no mercado. Veja a matéria completa sobre ela no Mercado & Consumo.
Por que trabalhar com agências no reposicionamento de marca?
A agência de publicidade pode fazer o processo completo de reposicionamento de marca. Começando pela análise SWOT – um verdadeiro raio-x da marca e do mercado, onde se analisa fraquezas, forças, ameaças e oportunidades –, passando por levantamento do perfil e pesquisas do público-alvo, até a construção e implementação da nova marca e de sua comunicação geral.
Existem agências que trabalham em nichos ou etapas específicas, mas a maioria têm profissionais com bagagem profissional para este tipo de trabalho. Muitas também oferecem uma consultoria, guiando a empresa nesse processo de reposição.
O importante é confiar na expertise e trabalhar em conjunto com a agência para que o processo de recolocação da empresa se dê de forma eficiente. Deixando essa parte de comunicação nas mãos de uma agência, você dedica mais tempo a outros assuntos igualmente importantes do negócio.
Precisando de ajuda, pode contar conosco. 😉