A língua portuguesa é uma das mais belas do mundo. Cheia de regrinhas e conjugações, muitos a consideram como uma das mais difíceis de ser aprendidas, o que é, claro, um exagero. Porém, existem palavras recorrentes no nosso idioma que são pronunciadas de forma errada por grande parte da população. É quase certeza que você já falou algumas delas e, acredite, as vem falando errado durante a vida inteira!

Mas vamos lhe contar um segredo: até mesmo estudiosos e falantes fluentes do português deslizam ao falarem estas (e outras) palavrinhas. Confira abaixo 7 palavras que nos enganam há tanto tempo. (ATENÇÃO: as grafias entre aspas são ilustrativas. Nada de sair escrevendo errado, ok?!)

Inexorável
Significa algo inquebrável, rígido, inabalável. Comumente, a lemos como “INECSORÁVEL”, mas o correto é “INEZORÁVEL”.
Rubrica
Você já deve ter ouvido alguém pedir a sua “RÚBRICA” em algum documento. Mas deveriam pedir por sua “RUBRÍCA”.
Ruim
Da nossa listinha, essa é a mais usada no dia a dia. Portanto, é a mais falada de forma errada. Quando você não gostar de algo, não diga que é “RÚIM”, mas sim “RUÍM”. Surpresa!!!
Sintaxe
Mais uma pegadinha da letra X. Mais comum entre professores e estudiosos do português, ela representa o estudo gramatical das frases. Muitos dizem “SINTÁCSE”, mas o certo é “SINTÁSSE”.
Subsídio
Vira e mexe, essa palavrinha chega aos nossos ouvidos através das notícias de política como “SUBZÍDIO”, não é? Pois o William Bonner deveria ter dito “SUBCÍDIO”.
Torácico
“Como assim?! Vem de tórax, mas se escreve com C?!”. Pois é! Além da pronúncia errada, também a escrevemos de forma errada. Lembra daquele exame do tórax que você fez? Não foi “TORÁXICO”, mas sim TORÁCICO!
Aerossol
“Ah, não! Parou!! Também venho escrevendo isso errado esse tempo todo?!”. Sim, você, as demais pessoas, as empresas que os fabricam, o mundo! Você não usa um desodorante “AEROZOL”, mas sim AEROSSOL.
Surpreso? Mas não se preocupe: você não precisa, e nem deve, se sentir menos inteligente por causa disso, viu? Como dissemos, muitos estudiosos cometem esses e outros erros na hora de pronunciar ou escrever uma palavra. Além disso, apesar de serem consideradas erradas foneticamente falando, a pronúncia equivocada delas são coloquialmente (isto é, popularmente) aceitas. O importante é escrevê-las corretamente!

Dica: caso você tenha alguma dúvida quanto à escrita correta de uma palavra, você pode consultar o VOLP, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Nele você encontra todos os verbetes do nosso idioma com suas devidas classificações gramaticais. Já quanto a pronúncia, nas livrarias você pode encontrar dicionários que trazem a fonética, ou seja, a forma como as palavras são pronunciadas. Pode ser que você tenha que fazer uma pesquisa antes para entender os símbolos fonéticos, mas conhecimento nunca é demais. Use e abuse!

Av. Paulista, 2028 • Conjunto 111 • São Paulo • 01310-927 © 2006 Copyright • Todos os direitos reservados