Equipe da Vila Criativa buscou alguns serviços de pesquisa sobre família; saiba como explorar seu próprio passado
No fim de 2023, os moradores da Vila Criativa iniciaram uma conversa sobre suas próprias raízes e seus antepassados, o que levou a pesquisas e descobertas. Além das semelhanças físicas e de personalidade que a herança genética proporciona, também trazemos conosco algumas características profissionais de nossos parentes. Por isso, os moradores da Vila resolveram compartilhar algumas dicas caso você também queira mergulhar nessa verdadeira fonte de autoconhecimento.
Se não sabe por onde começar, há alguns espaços e serviços de pesquisa e até mesmo aplicativos na Google Play e na Apple App Store que facilitam a busca inicial. Conheça:
Family Search
Este é um serviço mantido pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias desde 1894 e funciona em mais de 100 países. Hoje o Family Search já conta com mais de 1 bilhão de registros históricos de antepassados em seu site e no aplicativo. Há, ainda, informações sobre testes de DNA e o significado dos sobrenomes.
Além disso, a organização estabeleceu uma parceria com o Museu da Imigração, em São Paulo (SP), com quem compartilha materiais desde 2020 (veja mais abaixo).
LEIA MAIS: Cidades-irmãs: o que são e por que são importantes?
Fazer buscas é muito simples. Você pode usar o formulário na página inicial ou criar uma conta. Na aba “Pesquisa”, escolha se quer acessar registros, imagens, árvore familiar, genealogias (um grande banco de dados de árvores familiares), catálogo (busca nos catálogos físicos mundiais), livros e Wiki (página colaborativa de usuários).
MyHeritage
Esta é uma plataforma paga, mas bastante ampla. Com ela, é possível produzir a própria árvore genealógica, encontrar parentes e pesquisar inúmeros registros históricos de antepassados. Há a possibilidade de usufruir do serviço por um período experimental gratuito de 14 dias.
O MyHeritage ainda oferece dois serviços de teste de DNA: um para descobrir suas origens em 2.114 regiões e encontrar novos parentes; e outro, mais completo, que dá acesso a todos os outros recursos da plataforma – que também possui versões em aplicativo.
Museu da Imigração do Estado de São Paulo
O espaço existe no mesmo local da Hospedaria de Imigrantes do Brás, para onde muitos estrangeiros se dirigiam quando chegavam ao Brasil. Ali, é possível percorrer a exposição fixa e as temporárias, realizar pesquisas, curtir um passeio de maria-fumaça e até mesmo fazer retratos de época com roupas especiais – além de aproveitar um belo jardim.
LEIA MAIS: Google Earth mostra línguas indígenas em extinção
Mas, se você não está em São Paulo, não é preciso se deslocar até lá para ter uma ideia do que encontrar em termos de pesquisa de parentesco. No acervo digital do museu, há inúmeros registros e mais de 250 mil imagens digitalizadas. Como citamos acima, a parceria com o Family Search ampliou ainda mais as possibilidades de pesquisa. Assim, você só não descobre mais sobre seu passado se já souber de tudo ou se não quiser!