No atual momento em que as empresas vivem, uma presença forte online é fundamental para o progresso do negócio – quem não investe em marketing digital está por fora! – e um site com qualidade pode significar um aumento significativo de vendas.
No entanto, a criação de um site passa por um processo em que cada detalhe tem de ser pensado, bem trabalhado e executado. Tem que levar em consideração que um site pode ser uma das suas principais portas de acesso do cliente, mesmo que não seja uma loja virtual, lá ele encontrará sua marca, blogs, redes sociais, e-mails, formas de atendimento, entre outras coisas.
Para ter um site é necessário domínio e hospedagem, o domínio é para o internauta encontrar o site pela URL na barra de pesquisa, onde coloca o famoso “www” e o nome do site – você encontra para comprar na GoDaddy ou no Registro.BR.
Hospedagem é como se fosse o seu “lote” nesse terreno enorme que é a internet. É lá onde você deixará morando seu site – os seus conteúdos, fotos e afins para seu cliente encontrá-lo através de links, pesquisas ou URL.
Agora que falamos sobre a questão da pesquisa, é importante mencionar que a ferramentas que auxiliam o seu site ser mais facilmente encontrado. Você pode fazer seu site em WordPress ou OMS, o primeiro mencionado é melhor e mais apropriado para as configurações do Google, utilizando essa plataforma junto do Yoast SEO, das técnicas envolvidas nele e nas “palavras-chave”, você aumenta seu impulsionamento dentro das pesquisas dentro do buscador – tornando seu negócio mais visível quando alguém pesquisar algo relacionado a sua empresa. Vamos aos passos para a criação de um site!
Passo 1: Contratar especialistas
Primeiramente você precisa ter uma ideia de como você quer o seu site, como será o tipo de navegação que você deseja que o seu público faça e passar isso para o desenvolvedor – provavelmente será uma agência de comunicação. Sabendo das suas necessidades, o profissional encarregado de cuidar das suas idéias fará o orçamento e indicará o que é melhor para você. E você, junto dele, traçarão uma linha de trabalho.
Passo 2: Mão na massa!
Seu site precisará de um layout, seleção de cores que casem com a identidade da sua empresa, abas, botões, espaços para conteúdo e etc., tudo isso tem de estar na interface – quanto melhor, mais o seu cliente irá navegar. Muito importante que esse passo seja acompanhado por você junto da agência de comunicação.
Passo 3: Design e programação passam a conversar
Agora chegou a hora de fazer funcionar! Quando o layout já está bem feito, precisará funcionar na sua hospedagem, esse é o momento em que sua página, através do design e da programação, é desenvolvida para interagir com o seu público, de forma que ele navegue com qualidade e faça dentro do seu site o que você e ele desejam.
Passo 4: Qualidade em conteúdo
O seu bolo precisa ser bonito por fora com um recheio gostoso por dentro, se não irá desagradar o paladar – não basta seu site ser bonito e bem programado, quem irá acessar precisa interagir com o seu conteúdo!
O conteúdo é tão fundamental quanto os outros elementos, a mensagem tem de estar clara, bem escrita, bem diagrama e tem que atender as demandas do seu público-alvo. Isso fará com o seu lead ou o seu cliente gaste tempo no seu site e consuma sua marca. O marketing digital é fundamental.
***
Agora que seu site está pronto, você já o aprovou com o programador, já definiu o layout e já colocou seus conteúdos dentro dele, divulgue!
Um bom site só trará benefícios ao seu negócio, te dará uma presença digital e online – e está quase todo mundo nesses lugares agora. Será uma vitrine 24 horas por dia e poderá gerar um aumento significativo de vendas. Lembrando sempre: feito por profissionais, as chances de sucesso aumentam consideravelmente.