Na tradução básica, Omnichannel significa “todos canais”, ou seja, o varejista cria uma série de meios interligados para o seu cliente consumir o seu produto dá forma mais confortável possível a ele, tanto online como offline.

Por Lucas Barozzi

Redator da Vila Criativa

Uma vez eu fui em uma livraria no shopping procurar um box de romances policiais da Agatha Christie, afinal, sempre gostei das investigações e do tom debochado do detetive Hercule Poirot.

Uma atendente, a Sabrina, veio me perguntar o que eu desejava, então eu contei que havia visto o produto no site e me interessei, mas como morava próximo ao shopping em que está a livraria, preferi ir presencialmente.

Ela procurou no estoque da loja e falou que naquela localidade o produto já havia esgotado, mas que não me deixaria sair de mãos abanando — pelo menos na teoria.

Sabrina me propôs comprar o box naquele mesmo momento, apenas efetuando a compra no caixa com o código do pedido que ela iria gerar.

Ao chegar no atendimento, com o código do pedido, o garoto do caixa Yan, perguntou como eu desejava receber o produto:

— Lucas, você vai querer buscar aqui ou prefere receber na sua casa?

Perguntei o valor do frete e o tempo de entrega, Yan me respondeu que o produto estava na loja de outro shopping também próximo e que tanto em minha casa como lá na loja, chegaria no dia seguinte.

Para não ter que voltar ao shopping, pedi que entregassem em casa e Yan me recomendou baixar o aplicativo da loja porque com ele eu ganharia frete grátis, poderia acompanhar o trajeto do pedido e receber notificações de promoções.

O produto chegou na manhã do dia seguinte e ali reconheci que tudo que vivi foi uma experiência chamada de “Omnichannel” que visa intercalar todos os canais da loja no mesmo fluxo, com o intuito de melhorar a experiência do cliente e de levar soluções práticas — estratégia que muitas marcas utilizam!

Agora, continue lendo que eu vou te explicar tudo aqui neste post sobre essa moderna estratégia de marketing!

AFINAL, O QUE É OMNICHANNEL?

Na tradução básica, Omnichannel significa “todos canais”, ou seja, o varejista cria uma série de meios interligados para o seu cliente consumir o seu produto dá forma mais confortável possível a ele, tanto online como offline.

Essa interligação dos canais está diretamente ligada à experiência do cliente no período em que ele “trafega” pelos ambientes da sua marca. E importante: o principal recurso dessa estratégia é fazer com que os canais colaborem entre si.

Além, é claro, de focar em oferecer a melhor experiência possível ao cliente final, trabalhando numa nota de corte altíssima em satisfação.

CASES DE SUCESSO

CENTAURO

A marca de artigos esportivos oferece um sistema de compras e trocas interligados e multicanais. Você pode comprar um produto na internet e recebe-lo em sua casa e, se precisar, pode ir em qualquer loja física trocar, por exemplo.

Além disso, você pode fazer suas compras por qualquer plataforma: site, aplicativo ou telefone, além é claro, da física.

RIACHUELO

Se você for a uma Riachuelo para comprar um monte de roupas e depois quiser passear pelo shopping sem carregar um zilhão de sacolas, saiba que é possível. Você só precisa pedir para as roupas serem entregues em sua casa. Detalhe: você também pode pagar por elas pelos totens que oferecem atendimento online.

Essa é só uma das estratégias omnichannel que a marca oferece, além de um e-commerce com mais de 15 mil peças onde você pode comprar e retirar na loja física, liberdade para efetuar o pagamento até de dentro do provador, entre outras opções.

TACO BELL

Você chegou em cima da hora no shopping para assistir aquele filme que tanto queria, está com fome e ainda precisa comprar o ingresso? Não se preocupe, dá tempo!

O fast-food mexicano une o omnichannel com uma estratégia de marketing chamada geomarketing. O restaurante, dentro de um raio pré-estabelecido, oferece a compra pelo aplicativo e retirada na hora. Por exemplo:

Você faz o seu pedido da fila do cinema e assim que ele estiver pronto, a cozinha te notifica. Você passa lá, pega e vai direto pra sala escura! É claro que esse é só um exemplo, mas a ideia da franquia é te poupar de filas, otimizar seu tempo e você ainda receber sua comida fresquinha e quentinha.

A Vila te transforma em ‘omnichannel’

A Vila Criativa pode elaborar para você sua estratégia omnichannel através de uma consultoria personalizada, além de desenvolver planos de ação e conteúdos para sua empresa aplicar e criar uma melhor experiência ao seu cliente.

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