- Escolha bem o local
O que você quer fotografar e o local são fundamentais para o sucesso da sua foto em longa exposição. Passe um tempo decidindo, estudando o movimento que você quer captar. Imagine a cena: o que ficará parado e o que estará em movimento? Pode ser uma estrada movimentada, as ondas do mar, uma ciclovia, ação do vento sobre árvores…
- Paciência e momento certo
As fotos de longa exposição precisam ou de situação de luz fraca ou de equipamentos especiais que diminuem a entrada de luz pela lente. Se o obturador ficar muito tempo aberto sob a luz normal, ou seja, sob a luz do sol, ocorre uma superexposição. Por isso, o melhor momento ou é logo pela manhã ou ao final do dia, quando a luz natural é pouca. Nesses momentos, o obturador pode ficar mais tempo aberto, captando os movimentos com mais qualidade.
- Escolha a lente perfeita
Na verdade, você não precisa necessariamente usar determinada lente para conseguir um resultado legal, mas algumas delas capturam com mais precisão se comparada a outras. Você até pode usar uma lente padrão (50mm), mas algo mais amplo melhora a sensação de movimento. O pessoal do iPhoto recomenda uma lente 24mm f/2.8, pois ela é um meio-termo.
- O equipamento certo
Tenha algo em mente: segurar a câmera na mão não dá. Como o nome diz, fotos de longa exposição precisam de muito tempo (até mesmo uma madrugada inteira) e segurar a câmera é inviável: você se cansará e jamais conseguirá ficar imóvel. Um tripé é seu braço direito para imobilidade, bem como um disparador remoto, pois impede que você pegue na câmera para acioná-la, causando movimentação da mesma. Ah, mas também atente-se a onde coloca o tripé, pois ele deve ficar firme durante toda a captura.
- Use as configurações corretas
As configurações da câmera influenciam no resultado final. Um ISO (sensibilidade do sensor de luz) mais baixo proporciona uma foto muito mais nítida, aberturas em f/8, f/11 ou f/16 dão boa profundidade em toda a imagem, fotografar no formato RAW tira a necessidade de mexer com o balanço de brancos, e selecionar o preset “luz do dia” é uma boa, pois contrabalança o calor extremo de luz natural.
- Concentre-se no que está parado!
Arrume os equipamentos no local escolhido e prepare-se para compor a foto. Se você está fotografando, por exemplo, a água de um rio, permita que outras coisas ao redor do alvo também estejam na foto. Focalizar uma pedra ou a margem do rio ajuda a puxar atenção das pessoas àquilo que está em movimento. Use o que está estático a seu favor!
- Antecipe o movimento
É preciso ser vidente? No sentido figurado, sim! Imagine a movimentação do que você quer capturar e visualize mentalmente o resultado final. Imaginar ondas quebrando na praia faz você saber onde elas começam e terminam, sabendo até mesmo o espaço estático que você vai focalizar. Planeje com antecedência!
- Pós-produção
Uma foto de longa exposição já chamará bastante atenção, mas um tempo para edição ajuda a realçar beleza daquilo que você fotografou. Pode ser que precise clarear ou escurecer a foto, para que algumas cores e tons fiquem em evidência, ou uma imperfeição pequena pode ser retirada.
Qual a configuração que melhor tras resultados ,para esse tipo de foto? obrigado
Olá! Isto depende de seus objetivos e de seus equipamentos. Abraços!