Neste mês de junho, começa mais uma campanha de conscientização social. Agora, o foco é a doação de sangue através do Junho Vermelho, e cada gota doada faz uma grande diferença para os hospitais e, principalmente, para quem precisa delas.
Sabia que um único doador pode salvar até quatro vidas? Isso ocorre porque, ao contrário do que muitos pensam, o sangue não é usado apenas em cirurgias. Seus diferentes componentes têm diversas finalidades, de acordo com a necessidade do paciente. Por exemplo, as hemácias podem ser usadas em traumas e na luta contra a anemia, as plaquetas ajudam nos transplantes de órgãos, o plasma, em vítimas de queimaduras e por aí vai.
Homens podem doar sangue até quatro vezes em um ano. Para mulheres, são no máximo três doações. Infelizmente, apenas 1,6% da população brasileira doa sangue, o que faz com que nossos bancos operem no limite. O ato é 100% voluntário e pode ser feito em qualquer hospital que tenha um banco de sangue, porém existem algumas restrições:
Quem não pode doar?
- Quem tem idade inferior a 16 ou superior a 69 anos (menores de idade precisam de autorização de pais ou responsáveis; quem tem entre 60 e 69 anos pode doar, desde que tenha doado sangue ao menos uma vez na vida ANTES de completar 60 anos);
- Quem pesa menos de 50kg;
- Grávidas e mães que estejam amamentando (salvo se o parto ocorreu há mais de 1 ano);
- Quem estiver com febre, pressão alta ou baixa e com batimentos cardíacos desregulados no momento da doação.
Você pode conferir a lista completa de restrições no site do Hemocentro de São Paulo. Outra coisa importante na hora de doar sangue é a honestidade. Antes de cada doação, o voluntário é entrevistado, isolada e individualmente, e são feitas perguntas a respeito de hábitos alimentares, sexuais e relacionadas à saúde em geral. Lembre-se de que você está doando algo extremamente importante para outras pessoas, então seja sempre verdadeiro.
Além de ser um ato bonito, doadores têm duas vantagens: na primeira, cada doação garante um dia de folga no trabalho, sem descontos, conforme previsto na Lei Federal nº 1.075; e cada sangue passa por análise, e o doador recebe em casa, gratuitamente, um exame explicando as condições do sangue, precauções e recomendações.
Participe da campanha Junho Vermelho. Vá ao hemocentro mais próximo e doe sangue. Você pode fazer toda a diferença.