Estratégias de marketing de lançamento impactam e potencializam a venda de produtos, serviços ou a colocação de uma nova marca no mercado.

Por Lucas Barozzi

Redator de Conteúdo

Um grande filme hollywoodiano irá aos cinemas. Meses antes, algum repórter de cultura vai postar em suas redes sociais que um uma nova produção cinematográfica está sendo feita nos estúdios do famoso distrito de Los Angeles.

Nas semanas seguintes ao tuíte do jornalista, começam surgir nomes de atores, roteiristas, diretores e logo depois a confirmação oficial de que o estúdio está produzindo o filme. Logo em seguida, surgem flyers dizendo o mês que será lançado – sem a data! – e começam burburinhos nas redes com trechos do filme junto de entrevistas com os atores e produtores, até que é divulgado o dia de sua estreia.

Agora, pense você já conhece quase todo o elenco, inclusive a história que será contada, só não viu o filme ainda. Então, um teaser começa a passar nas redes sociais, televisão e rádio te dizendo “vá ao cinema nas datas x assistir ao filme y”.

Duas semanas antes dessa estreia você vê na ‘novela das 9’ os personagens assistindo e adorando o filme. Nas redes sociais compartilham com você o reaction de influenciadores e você lê na grande imprensa as opiniões dos críticos que assistiram antes. Isso tudo vai só instigando sua curiosidade…

Até que o filme é lançado e na semana do seu lançamento você gasta entre R$ 20 e R$ 40 no ingresso e ainda leva duas ou três pessoas para assistirem com você.

Parabéns, você viveu durante meses – às vezes até anos – estratégias de marketing voltadas só para o lançamento de um produto. E nesse tempo todo, todas essas técnicas foram alimentando dentro de você o desejo por assisti-lo, para que você chegasse à sua estreia cheio de ansiedade e expectativa.

O exemplo acima tem o produto como um filme e a indústria é a do cinema/entretenimento, mas, e para você lançar o seu produto, marca ou serviço dentro da indústria que atua ou quer atuar? Continua lendo que você vai gostar de saber que técnicas de lançamento são usuais com todos produtos possíveis, em todos os mercados, para todos os públicos.

SAIBA 6 TÉCNICAS DE MARKETING PARA O LANÇAMENTO

Evidentemente que existem várias que podem ser usadas, algumas específicas para cada produto, mas, no geral, há muito em comum entre os lançamentos. Vou te mostrar as seis delas mais comuns e explicar brevemente cada uma.

  1. Desenvolver estratégias para o local onde você vai vender: Investir no famoso “PDV”, Ponto De Vendas, saber o lugar onde o seu produto vai ser veiculado é importante para desenvolver as estratégias. Por exemplo, se for mais digital, investir em posts patrocinados nas redes, se for um produto do varejo, apostar no contato físico do consumidor com ele. Mas, cada produto é uma estratégia diferente.
  • Busque o sentimento de exclusividade: Sabe quando você vê algum produto sendo vendido com aquelas condições especiais? “30% de desconto para os 10 primeiros que ligarem”, “um brinde para os primeiros 50 que comprarem”, por exemplo. Isso são técnicas de marketing relacionadas ao gatilho mental da escassez, e essa técnica gera a sensação de exclusividade, algo que comprovadamente seduz muito na publicidade e ajuda em lançamentos.
  • Utilize influenciadores: Recentemente a marca de gin Tanqueray contratou a influencer e ex-bbb Manu Gavassi para sua equipe como Head de Conteúdo e garota propaganda. O que isso significa? Trazer influencers é também trazer o público deles para a sua marca, explorar um mercado já bem fidelizado e linkar o produto à popularidade do influenciador. Para lançamento, utilizar essa estratégia pode ser determinante para a experimentação, para ter um número maior de vendas e para popularizar um produto.
  • Ensine a aproveitar o produto: Vamos supor que você vai lançar uma marca em que se vende carnes selecionadas de cortes específicos. Promova campanhas que ensine como prepará-la, temperá-la, com qual acompanhamento ela combina e etc. A lógica é essa: mostre ao seu consumidor como usufruir do seu produto e o porquê vale a pena consumi-lo e não o produto do concorrente, independente de qual seja o segmento. Isso faz com que o produto chegue mais pronto ao consumidor após o lançamento!
  • Abuse das redes sociais: O tal “marketing digital” que todo mundo conhece. Invista em posts patrocinados, busque saber quais redes há um maior público que consome o seu tipo de produto, produza conteúdos sobre ele e etc. As pessoas estão muito engajadas nas redes sociais e são locais de muita visibilidade e compartilhamento de conteúdo. Uma campanha de lançamento precisa passar por lá.
  • Use vídeos, entrevistas e histórias: Faça vídeos profissionais e bem editados do seu produto, promova entrevistas (publicitárias) com influenciadores que o usaram e conte uma história usando recursos de storytelling. Tudo isso ajuda na popularidade, na divulgação e impulsiona o produto no seu lançamento. Marcas de cosméticos costumam usar bastante esses recursos quando lançam um novo produto, com uma nova fórmula e etc.

COMO PREPARAR O PRÉ-LANÇAMENTO

Há perguntas importantes que você e a agência de comunicação que cuidará da sua campanha devem responder para lançar o produto, para poder compreender o mercado e as melhores estratégias de publicidade para colocá-lo com tudo no setor, veja nessa lista com sete de perguntas criada pela multinacional de marketing de conteúdo, Rock Content:

  • Como agem os consumidores do setor que o seu segmento atua?
  • Do que eles gostam e do que não gostam?
  • Está em processo de crescimento, estagnado ou desacelerado?
  • Quais estratégias são usadas pelos concorrentes?
  • Qual o diferencial da sua empresa em relação às concorrentes?
  • Como esse novo produto se encaixa nesse cenário?

Essas perguntas ajudam tanto você quanto quem desenvolverá a campanha a criar uma base de comunicação para o produto, levando em consideração tudo, desde questões de marketing até questões de mercado, consumo, comportamento da clientela do setor e etc. Fatores que para o lançamento são determinantes para o sucesso.

A VILA PODE SER O SEU FOGUETE

Quando um cliente novo ou um já parceiro procura a Vila Criativa para fazer o lançamento de um produto, serviço ou de sua marca no mercado, ele geralmente compartilha com a gente sua grande expectativa com o lançamento e toda sua necessidade de ter o investimento revertido em vendas.

Nós oferecemos um serviço de campanha, inclusive de lançamento, completo. Com produção de material e consultoria, que vai das mídias online até as offline. Com várias técnicas de marketing envolvidas, como por exemplo, numa campanha mais completa, o marketing sensorial.

Nós podemos te indicar onde vender, como vender, quanto investir nas plataformas, na pesquisa do mercado, na compreensão das mídias em que o produto será lançado, além do design e do conteúdo absolutamente trabalhado para ser sedutor, persuasivo e muito completo, que vai de artes e textos até programação em web e operação de Google Ads.

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