Dando continuidade na série “Marketing Sensorial”, hoje vamos falar de um dos cinco elementos sensitivos mais importantes do corpo humano que é a visão. Em empresas e marcas, na publicidade em geral, quase que integralmente, usam do visual para serem atrativas ao consumidor, para se comunicarem bem com seus clientes e consequentemente venderem mais. Evidentemente, com o auxílio de profissionais da área da publicidade, do marketing e do design que saibam como desenvolver essa comunicação de uma forma eficaz.
Agora, como fazer visualmente sua marca atingir sensitivamente o seu cliente e o seu lide? É isso que vamos responder para você!
80% da comunicação humana acontece de maneira não-verbal, ou seja, muito do que entendemos é pelo que vemos, o que faz a visão ser super importante quando falamos sobre marketing sensorial.
Elementos que estão presentes na visão
Se engana quem acha que ver é só enxergar. A visão nos gera várias percepções, como de: formas, estilos, designs, noções espaciais, cores, dimensões, símbolos, iluminação e transparência. E em uma estratégia de marketing sensorial, você conseguir usar de maneira eficaz cada um desses elementos pode significar uma experiência marcante para o seu cliente.
Como criar estratégias em cima desses elementos
Aprofundando mais a questão sobre identidade visual, primeiramente você tem que identificar quem é o seu cliente e qual a sensação que você quer que ele sinta ao consumir a sua marca. Você pode marcá-lo pelas cores, marcá-lo pela decoração do ambienta da sua loja, pelo design do site e por isso é necessário um auxílio profissional nesse cenário do marketing sensorial.
Primeiramente, precisa ter uma boa noção de onde você quer aplicar essa estratégia, porque no marketing sensorial visual tem um leque praticamente infinito de como ser usado, vai da embalagem do seu produto à decoração da sua loja e se for tudo muito bem feito, bem pensado e bem produzido, detalhe por detalhe, pode impulsionar muito as suas vendas e ser um diferencial da sua marca. Além disso, ter cases de sucesso como referência é um ótimo ponto de partida, é importante sempre estudar as estratégias do seu concorrente para poder fazer algo original e também copiar o que de bom ele está fazendo.
Na prática!
O visual tem de conversar com todos os valores da empresa. Você nunca entrou, por exemplo, em uma loja de grife e viu um atendente vestido com roupas que não valorizem a identidade da marca. Ou entrou em uma cafeteria e viu mais imagens de lanches do que do próprio café que é o “prato principal”, portanto, tudo tem que ser casado, ambientado e bem desenvolvido para fazer o cliente caminhar pelo trajeto que você deseja. E transformar esse caminho em uma experiência única e reconfortante para que ele seja fiel a você.
Falando ainda sobre uma cafeteria, por exemplo, o design do cardápio tem de conversar com a tipografia utilizada pela marca, o ambiente tem que ter luzes e decoração para que o cliente se sinta à vontade para se sentar e tomar o café e por ventura, pela imersão, acabar consumindo outros alimentos oferecidos, entre umas centenas de outras possibilidades que essa estratégia pode proporcionar.
Há também o marketing sensorial visual que pode ser feito pelo desenvolvimento da sua web, pelas artes que você usa, pela psicologia das cores, pela customização da embalagem do produto… Por isso é necessário um profissional da área de marketing ou da publicidade para realizar estratégias de Brand Sense, pois é um campo absolutamente muito aberto e feito com qualidade – muito eficiente.