O primeiro post sobre MVV mostrou a importância dessa ferramenta empresarial. Foi mostrado que o trio Missão, Visão e Valores mostra a força tanto da empresa quanto do administrador em si, sendo fundamental para fechamento de inúmeras parcerias, traçando também um paralelo com o mau uso deste recurso. Vimos também a definição de cada um deles, inclusive com um exemplo na prática, através do MVV da Gol Linhas Aéreas, finalizando com um passo a passo para você montar o seu próprio.
Para que o seu MVV fique ainda mais assertivo, você pode fazer um teste de validação. Através dele, pode-se verificar a força de cada um dos componentes do trio, se estão claros, se precisam ser repensados. Este teste serve tanto para quem está montando quanto para quem já tem Missão, Visão e Valores definidos e quer diagnosticá-los para manutenção, atualização ou até mesmo refação.
Faça o teste!
Fonte: Editora Globo/SEBRAE
Caso suas respostas estejam na última coluna, PARABÉNS! Seu MVV está perfeito e pronto para ser divulgado. Agora, se elas estão em qualquer uma das duas primeiras colunas, é melhor dedicar mais um tempo para redefinir um ou todos os itens do MVV. Mas não fique preocupado: siga as diretrizes abaixo. Quando terminar, aplique o teste de eficiência novamente e repita o ciclo se necessário for.
Fonte: Editora Globo/SEBRAE
O teste pode e deve ser feito quantas vezes forem necessárias. Quanto mais atenção você der a ele, melhor e mais bem definido sairá seu MVV. Caso ainda esteja muito difícil, converse com seus funcionários, sócios e, juntos, busquem uma definição clara e objetiva para cada um dos elementos do recurso. Você também pode recorrer à ajuda de agências de publicidade ou consultorias especializadas, pois elas têm o know-how, a bagagem para guiar você ao caminho certo.
No nosso próximo e último post da série, você confere algumas dicas bacanas para buscar referências e montar um MVV poderoso que seja a cara da sua empresa.