As mentes brilhantes por trás do Google, por exemplo, sempre viram sua marca além do mecanismo de busca. Tanto que, atualmente, a gigante da internet é dona de provedores de e-mails, redes sociais, canais de vídeo, encurtadores de URL, discos rígidos on-line, entre outros, cumprindo o que pensaram ao fundá-la: reunir informações e torná-la acessível para todos.
Pegando um exemplo brasileiro, a Missão da Natura, lançada em 1969, passou por uma singela atualização, trocando a palavra autoestima por bem-estar, mantendo a espinha dorsal que a sustenta intacta: é uma empresa que vai muito além de vender cosméticos. Ela aumenta o bem-estar das pessoas.
Pesquise as declarações delas quanto a missão, visão e valores e reflita sobre o que você pode aprender com elas. Porque podemos aprender muito com os acertos (e até com os erros) de outras empresas do mercado. Busque ver se o MVV delas reflete os benefícios que elas oferecem, se é inspirador e fácil de memorizar. Lembre-se que grandes empresas – e não dizemos na questão de tamanho físico, mas conceitual – têm grande propósitos.
A visão da Cacau Show, por exemplo, era ser a maior rede de chocolates finos do mundo, indicando número de lojas e com meta de ter mil unidades até 2010. Todos os objetivos foram atingidos com louvor.
Mas não fique surpreso se você não achar metas tão claras nas empresas que você analisar. É bastante comum que indicadores e metas fiquem restritas para à comunicação interna, não sendo divulgadas para o público. Ou seja, você pode até não divulgar suas metas para todo mundo, mas precisa tê-las.
Pense em uma forma mais desafiadora e inspiradora de explicar ao público ao que você levará a ele. Lembra da Missão da Gol? Não é simplesmente “oferecer viagens aéreas”, mas sim “aproximar pessoas com segurança e inteligência”. Uma companhia aérea dizer apenas que oferece voos é o mesmo que chover no molhado!
Outro erro comum é exatamente o contrário: muitas firulas para, no final, não dizer absolutamente nada. Palavreado rebuscado demais e termos sofisticados podem não fazer o menor sentido. Cuidado também com muita informação: tópicos que nem cabem em uma página são um erro, pois você promete demais para, de repente, não conseguir cumprir.
Mas o pior de todos os erros que possam ser cometidos é definir um excelente MVV e não o aplicar no dia a dia da empresa. Você se torna um empreendedor mentiroso.
Agora, mãos à obra! Sendo o cartão de visitas tanto da sua empresa quanto de você como empreendedor, você deve dedicar o tempo que for necessário para construir um MVV poderoso, inteligente e, acima de tudo, honesto. Junte nossas dicas e fique ainda mais preparado para enfrentar o mercado. Boa sorte! 😉