Você vai continuar sambando na comunicação da sua empresa?
Um bom negócio sempre passa por uma boa comunicação. Ela é fundamental para o progresso e a visibilidade de um produto ou serviço no mercado e bem usada pode fazer uma marca sonhar cada vez mais alto. Para enxergar isso na prática basta ver como como as grandes empresas investem pesado em planejamento de marketing. Acredito que você sempre é impactado por propagandas de grandes marcas como Coca-Cola ou Apple, exemplos de excelência nesse quesito, com artes bem elaboradas nos mais diversos meios de comunicação.
Tenha certeza, seu sucesso passa muito por isso!
A Vila Criativa, pensando nisso, separou para você cinco elementos que são fundamentais para melhorar a comunicação do seu negócio, fazendo com que você saia do Bloco dos Incomunicáveis e entre para o Unidos do Sucesso. Está interessado em ouvir esse samba-enredo?
Encontre o que é necessário para começar!
A melhor coisa quando você pretende investir em comunicação é fugir do amadorismo. Por mais que você seja o puxador do samba da sua empresa, sair investindo em mídias e criando comunicações pontuais baseadas apenas no seu “feeling” pode sair mais caro do que contratar profissionais que entendam e tenham estudado áreas da comunicação. Contratar uma consultoria ou uma agência de marketing auxilia no seu planejamento e aumenta em muito os resultados de sua campanha.
Quem é sua marca? Você sabe quem é você?!
Se antigamente o consumo de bens e serviços era baseado principalmente em preço e disponibilidade, agora o consumidor escolhe as marcas que mais se identifica, seja pelos valores, posicionamento, ideologia ou até mesmo o estilo de vida: por isso ter uma identidade sólida é absolutamente necessário! Para isso, sua empresa deve ter um MVV – Missão, Visão e Valores – bem definido, que será o alicerce do seu planejamento para a captação e a fidelização de seus clientes.
Internet: onde mora seu posicionamento!
Estudos mostram que o brasileiro navega na internet, em média, nove horas por dia. Portanto, é aonde você tem que estar! Faça o exercício de pensar quantas vezes, dentro desse período de tempo, as pessoas não ficam expostas a anúncios, banners, entre outras formas de propaganda? É um campo muito eficiente para ser encontrado, visto, consumido e principalmente – onde seu cliente interage com você!
Por isso, ter um site bem feito e responsivo, uma boa apresentação nas redes sociais, alimentando e produzindo conteúdo constantemente, além de uma imagem atrativa e alinhada com seus valores, são fundamentais para impactar seu consumidor. Além disso, é importante saber utilizar técnicas como de SEO – Search Engine Optmization, gestão de conteúdos e outras voltadas para o tão importante “marketing digital” são imprescindíveis para a sua empresa tirar nota 10 em harmonia na passarela do marketing.
Um estrategista se diferencia dos concorrentes!
Até aqui falamos bastante sobre a importância do posicionamento e da identidade, mas, como competir com as empresas que também utilizam esses recursos?
A resposta é simples: ser diferente.
A questão é: como?
Antes de tudo, você precisa saber quem é o seu cliente e o porquê ele te consome. Depois, você não precisa “mudar” seu produto mas saber vendê-lo de uma forma diferente, para isso é necessário buscar ser uma referência no nicho em que atua e entender sua posição no mercado, criando estratégias comunicacionais que sejam autênticas e verdadeiras para conversar com seus clientes e se diferenciar do resto.
Entendeu a necessidade de um auxílio profissional?
Com tudo que foi dito nesse post até aqui, parece que chegamos a um consenso de que uma boa comunicação tem de ser feita por ou com a ajuda de profissionais, afinal, é algo que precisa ser realizado por alguém estudado e que conheça esse meio cheio de variáveis.
Muitas empresas buscam economizar realizando a própria comunicação com os “recursos internos” como vendedores, técnicos ou o próprio dono. Em termos carnavalescos, seria como se a rainha da bateria tocasse pandeiro ou a bateria empurrasse os carros alegóricos.
Tentar fazer um setor de comunicação sem profissionais da área, dividindo essa função com as tarefas da própria empresa é altamente prejudicial. Essa solução leva em conta apenas o valor individual de cada item de comunicação, como um site ou um folder, mas se esquece das horas gastas por funcionários que deixaram de realizar tarefas do negócio para se dedicarem à criação de materiais em que não são especialistas. Além disso, realizar essas tarefas sem planejamento, podem não gerar os mesmos resultados de um planejamento criado por especialistas.
Agora você já sabe, sempre que for pensar na comunicação da sua empresa, lembre-se que no carnaval, uma boa escola de samba possui um especialista em cada setor, para que o samba-enredo seja apresentado da melhor forma possível. E que para uma boa divulgação do seu negócio, trabalhar com quem entende do assunto é sempre a melhor opção.