Com a ascensão do marketing digital para as empresas, aumentou também a relevância das ferramentas que servem para aprimorar o desempenho na internet. É necessário saber, pelo o menos um pouco, o que as startups e até os grandes negócios estão usando – WordPress é uma delas, uma ferramenta para criação de sites e blogs desenvolvida para todos os perfis.
Serve tanto para empresas que possuem programadores e profissionais da área da tecnologia da informação, como para as que não tenham esse profissional, pois o formato é – em tese – mais simples de mexer. É menos trabalhoso e mais transparente. Dá até para trabalhar pelo celular!
Essa transparência não é só para facilitar a programação do site – é para o Google te encontrar! Você quer ser visto?
Como aparecer no Google?
O desenvolvimento do WordPress é voltado para as configurações de impulsionamento do Google, através de palavras-chave, Heading Tags, Blacklinks e escaneabilidade. Como funcionam?
As palavras-chave ajudam a você marcar o seu conteúdo com elas para que apareçam no Google quando alguém pesquisar algo relacionado. Ajuda muito utilizar essa técnica para aparecer na frente das pesquisas.
Já, as Heading Tags são os subtítulos que você coloca em seu conteúdo. Servem para você criar uma hierarquia entre eles, como destacar tópicos, setores de um site, entre outros fragmentos relacionados ao desenvolvimento de interface do WordPress. Fundamental para o algoritmo do Google entender a informação que você deseja passar e assim poder ranqueá-la.
Black Links são os links inseridos dentro das suas publicações. O Google gosta disso, tanto os que são internos como os externos, ele entende que você aponta para outros sites e que outros sites apontam para você. Te impulsionando de alguma forma.
É importante também o conteúdo ser bem desenvolvido, com respiro entre os textos, parágrafos curtos, tudo que facilite a leitura. Isso o torna “escaneável” pelo Google.
Melhor plataforma para promoção de conteúdo
Todas essas ferramentas, já inclusas no WordPress, ajudam o impulsionamento do seu produto na internet, é a melhor para a criação de sites, blogs e etc. por conta da forma que já foi desenvolvida e da facilidade que promove para “manusear” o conteúdo.
Como por exemplo: algo fundamental na hora de concluir seu conteúdo é o acabamento e a edição dele. O WordPress é a plataforma que mais fornece facilidade na hora da finalização, sendo simples para ser compreendida e claro para você visualizar como ficara na página principal, que será divulgada.
Para o ranqueamento ser eficiente, há também o plugin Yoast – esse precisa ser instalado. Ele te mostra como você pode aprimorar seu produto virtual para o Google, contendo nele ferramentas como o SEO, ou Search Engine of Optmization, que te ajuda a desenvolver um conteúdo para ser encontrado com mais facilidade através de palavras-chave, instruções e etc.
Layout que converse com a programação da página e o conteúdo
Fazendo tudo que foi dito anteriormente basta para impulsionar meu conteúdo?
Resposta: não!
Todas essas ferramentas e facilidades oferecidas pelo o WordPress trabalham para o desenvolvimento e o impulsionamento da sua empresa no ambiente digital, mas para funcionarem com eficácia é necessário que os elementos conversem entre si.
Os elementos são: layout, texto e programação. Seu layout tem que ter uma arte atraente e que seja complementada pela qualidade de um bom texto, ele tem que estar informando os caminhos que você deseja que seu consumidor siga, junto de uma programação simples e direta, para que o cliente navegue com facilidade, independente por onde ele irá acessar (computador, tablet ou celular) e que ele se sinta à vontade dentro do seu ambiente virtual, para ficar exposto e imerso dentro da sua marca pelo tempo que você deseja.