Durante o mês de outubro, o mundo todo se une contra um, infelizmente, poderoso inimigo: o câncer de mama. Oficialmente, o combate à doença ocorre no dia 19 do mês, porém desde o ano de 1997 a conscientização se estendeu ao mês inteiro, dando origem à campanha Outubro Rosa.
Mas, por que dedicar um mês inteiro para falar de uma doença? Na verdade, um mês é ainda muito pouco perto da enormidade que é o câncer de mama. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), estima-se que, ao final de 2018, tenham surgido 60 mil casos da doença apenas no Brasil. No mundo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que 25% dos casos de câncer em mulheres é de mama.
Apesar da campanha ter como alvo o público feminino, o câncer de mama também pode ocorrer nos homens, mesmo em escala muito menor. Porém, a falta de conscientização quanto à incidência do caso no público masculino faz com que a doença seja descoberta já em seu estágio avançado, dificultando a cura.
Sintomas do câncer nas mulheres:
- Ferida na mama
- Nódulos aparentes
- Alteração no formato dos mamilos
- Secreção escura
- Pele enrugada
- Vermelhidão ou inchaço
- Nódulos nas axilas
Sintomas do câncer nos homens:
- Protuberância ou inchaço
- Pele ondulada ou enrugada
- Retração do mamilo
- Vermelhidão ou descamação da mama ou mamilo
- Inchaço ou nódulos nas axilas
Por isso, seja você homem, mulher ou de outro gênero, preste atenção ao seu corpo: ele fala, muitas vezes de forma clara, em outras, silenciosa. Faça o autoexame, consulte seu médico regularmente, tenha hábitos saudáveis. A luta contra o câncer é necessária e, descobrindo-se com antecedência, é passível de cura.