A Realidade Aumentada tem ajudado consumidores a ter decisões de compras mais assertivas sem sair de casa.

Realidade Aumentada

Uma das tecnologias que mais se mostraram promissoras e inovadoras no universo do marketing é a Realidade Aumentada (RA). Com o rápido avanço das tecnologias a aumento da popularidade de smartphones, a RA se mostra cada vez mais presente na vida das pessoas. 

A função não apenas proporciona experiências imersivas e interativas, mas também permite que consumidores visualizem produtos de uma forma totalmente nova. Desta forma, ela se torna uma grande aliada ao marketing, potencializando formas de divulgação e despertando um maior interesse do público em marcas e produtos. 

O que é a Realidade Aumentada? 

A Realidade Aumentada é uma tecnologia que adiciona elementos virtuais, como imagens e gráficos, ao mundo real através de dispositivos como smartphones e óculos especiais. Ela mistura o mundo físico com o virtual, permitindo que as pessoas vejam e interajam com objetos digitais em seu ambiente real. 

A primeira experiência bem-sucedida ao unir o universo real e virtual ocorreu em 2016 com o lançamento do jogo Pokémon Go. O jogo de celular se tornou um sucesso global e conseguiu atingir 40 milhões de usuários ativos diariamente e ajudou a quebrar o estereótipo de que seria necessário um celular top de linha para participar das imersões. 

Marketing: como usar este poder para vendas

A RA permite que os potenciais clientes interajam com conteúdos e produtos de uma forma totalmente inovadora. Sem sair de casa, é possível visualizar um objeto em 360º sem obtê-lo ainda. Da mesma forma, é possível visualizar como uma nova cor de tinta poderá ser aplicada em sua casa, em poucos cliques. 

Esta abordagem facilita a decisão de compra e gera um retorno mais rápido e direto. Após a visualização, a compra pode ser efetuada em segundos. Este recurso também ajuda a marca a se consolidar como a frente das outras, construindo um branding de inovação, que desperta interesse de mais pessoas. 

LEIA MAIS: Branding: De onde vem esse conceito que poucos conhecem?

Benefícios para as marcas e consumidores

Para as marcas, a adoção da Realidade Aumentada oferece uma oportunidade única de se destacar no mercado e oferecer um valor adicional aos clientes. Ao fornecer uma experiência de escolha de produtos mais envolvente e conveniente, é possível se aproximar do cliente e fortalecer sua posição no setor.

Para os consumidores, representa uma mudança de paradigma na maneira como eles interagem com produtos e marcas. Agora, eles têm a capacidade de visualizar instantaneamente o resultado de suas decisões de compra, tornando o processo de tomada de decisão mais fácil.

Marcas que já usam Realidade Aumentada no Brasil

Coral: A marca de tintas desenvolveu um aplicativo que usa o recurso para demonstrar como as paredes ficarão após aplicação de diversos tons ofertados pela empresa. 

C&A: No app da loja, é possível apontar a câmera para a vitrine da loja e o pôster com a modelo ganha vida, trazendo informações precisas sobre diversas peças. 

O Boticário: No lançamento de novos batons da linha Make B, era possível experimentar 15 opções de tonalidades em si mesma, ao entrar no site da marca e ativar a webcam. 

RA pode ser o futuro do comércio 

À medida que continuamos a avançar em direção a um futuro cada vez mais digital, a Realidade Aumentada está se tornando uma ferramenta indispensável para as marcas que desejam se destacar e se aproximar de seus clientes. Ao oferecer experiências imersivas e inovadoras, as marcas estão redefinindo o que significa se envolver com os consumidores, criando conexões mais profundas e significativas que ressoam além da tela do dispositivo. 

Como a tecnologia continua a evoluir, podemos esperar ver ainda mais inovações emocionantes que mudarão a maneira como vivemos, trabalhamos e interagimos com o mundo ao nosso redor.

Fontes: Meio e Mensagem e Canal Tech