Produtos ou serviços vendidos em uma época específica do ano precisam de estratégias comerciais
Há uma questão que preocupa muitos empresários e empreendedores voltados a certos setores do comércio e dos serviços: a sazonalidade nas vendas. Especialmente nesta época do ano, em que acontecem as festas de fim de ano e o verão, o tema é mais debatido por acometer aspectos dos negócios.
Mas, afinal, o que é um produto ou um serviço sazonal? É um item que é mais procurado em uma época específica devido a questões culturais, climáticas ou comerciais. Ou seja, a comercialização pode se tornar mais difícil em outros momentos do ano.
Conceito de sazonalidade
A sazonalidade é uma palavra que se liga, inicialmente, à colheita de produtos agrícolas e deriva de “sazão”, que quer dizer época ou estação.
Atualmente, com o comércio altamente diversificado e globalizado, podemos citar muitos outros exemplos de negócios que envolvem a sazonalidade, como um quiosque na praia, um parque aquático ou uma loja de artigos natalinos.
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Em um estudo sobre empreendimentos hoteleiros, as pesquisadoras Soraia Zonta e Marlene Novaes chegaram à conclusão que a instalação de spas, por exemplo, pode servir como alternativa para a promoção do fluxo de turistas em períodos de sazonalidade, “agregando valor aos produtos e aos serviços ofertados por um hotel ou rede hoteleira”. Elas afirmam que os spas são apropriados e indicados nas estações de baixa ocupação de hotéis pois são unidades independentes e lucrativas.
Uma outra pesquisa, intitulada “O Novo Paradigma dos Destinos Turísticos Termais”, mostra como este é um tema que gera reflexão pelo mundo. A autora Adília Rita Ramos e a coautora Rossana Andreia Santos analisam a realidade em Portugal e consideram a sazonalidade uma “verdadeira epidemia”. “Parece inconcebível que estâncias termais proporcionadoras de programas de bem-estar, de saúde e de lazer se encontrem encerradas dois terços do ano”, afirmam.
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Sua principal vantagem é ser uma plataforma moderna, prática e intuitiva que possibilita a qualquer pessoa sem conhecimento técnico saber usar, produzir conteúdo e administrar.
Contexto internacional
O cenário exterior pode parecer uma solução para quem enfrenta a sazonalidade no Brasil, uma vez que, no caso das estações do ano, por exemplo, há uma inversão. Mas a possibilidade de investir no mercado externo não é uma realidade para todas as empresas. Além disso, a exportação não deve ser uma alternativa milagrosa para as baixas vendas do mercado interno em períodos não favoráveis.
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Podemos considerar o caso de uma sorveteria instalada em um local onde o inverno é rigoroso em metade do ano. Uma solução é adequar levemente o cardápio para servir cafés, fondues e chocolates quentes. Por outro lado, se você tem uma cafeteria, que tal servir bebidas geladas e energéticas no verão? São possibilidades de investir regionalmente e, mesmo com mudanças extremas, obter sucesso.
Cuidados e soluções
Muitos negócios estão sujeitos a altos e baixos em determinados períodos. Se você trabalha com esse tipo de produto ou serviço é importante conhecer seu público para conseguir antecipar possíveis necessidades e adequar as soluções.
De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), se sua empresa sofre influências de temporadas (alta e baixa sazonalidade), tenha muita atenção com o planejamento de suas despesas a fim de evitar problemas de insuficiência de caixa.
Os especialistas Luciano Augusto Toledo, Marcos Cortez Campomar e Geraldo Luciano Toledo lembram, em um estudo da FEA-USP, que o planejamento de marketing ocupa um papel central “como instrumento indissociável do processo de formulação e implantação de estratégias competitivas e de crescimento”.
Assim, caso sua marca seja sazonal e você precise acelerar suas táticas e sua comunicação, a Vila tem uma solução personalizada ideal. Procure-nos!